Faxina na Alma

Desde a postagem Mais uma Chance que escrevi em 2007 eu tinha decidido que mudaria de profissão. Eu me formei em Licenciatura em pegagogia, gostava muito do curso; e cursei Letras na UFPA (onde conheci meus esposo), fui muito corajosa em fazer duas faculdades, ainda estudava Alemão, mas eu fazia tudo isso pra conseguir apenas uma coisa: ser independente, muito mais do que eu já era!Eu não tinha muitas regalias para estudar, usava computador da casa do
Reinaldo, ia com a passagem contada do ônibus e vendia muitas bugigangas na sala de aula, nem imaginem! E ainda dava aula uma vez por semana de Inglês e eu adorava porque meus alunos eram ótimos!

Sem dizer a ajuda incondicional que tive do Reinaldo!( Essa foi a nossa primeira foto juntos! Foi tirada pela querídissima May na UEPA. Olha o que ela falou de nós dois.)
Assim que me formei em Pedagogia queria era mesmo trabalhar e fiz um concurso público municipal, passei para o cargo de professora de educação infantil! Fiquei toda feliz ,mas o salário era muito baixo...O pior era o ambiente de trabalho hostil que peguei; porque como concursada acabei tirando da turma outra professora que era contratada!Enfim... nesse momento já tinha decidido na minha cabeça que ficaria por lá no máximo 5 anos o tempo de eu me organizar! E que com certeza mudaria de profissão!
Mas naquele momento a minha prioridade era casar! Então comecei a economizar, e a fazer planos para que meu objetivo fosse alcançado, eu tinha que fazer uma viagem de 40 minutos pra chegar ao trabalho e mais outra pra vooltar pra casa, pensei muitas vezes em deixar o emprego mas mesmo sendo pouco eu precisaria do dinheiro...A Minha motivação para ficar cada vez mais no meu emprgo era o casamento! E olha eu me empenhava muito! Com o pouco que recebia comprei meu primeiro computador além do emprego servia para pesquisar assuntos casamentícios na internet!
Queria casar com direito a tudo ( mesmo com pouca grana) ... Com o salário mixuruca consegui organizar meu chá de panela e hoje uma amiga escreveu assim pra mim no facebook "O seu chá de panela foi um dos melhores que já fui" E foi bem animado mesmo! E fico me questionando como consegui ! (Olha eu de fadinha! Quem vivenciou educação infantil, nunca esquece!)
Nesse ínterim fiz outro concurso público não para ser professora e sim coordenadora e passei! Era o que eu precisava para sair do emprego de professora, mas tive um aumento considerável (dobrou o salário e o ambiente de trabalho tava menos hostil), fiquei muito feliz e decidi mudar de cidade para poder permanecer nos dois empregos! E depois de um mês que Reinaldo e eu viemos morar juntos ele foi chamado em um concurso para Professor de Língua Portuguesa! Gente fiquei muito feliz , muito mesmo, porque sabia que tudo que poderia atravancar a festa do casamento estava resolvido! E assim foi: Reinaldo e eu fizemos juntos a festa de casamento que tanto sonhei com o nosso próprio dinheiro) .Como coordenadora não tirava os alunos apenas da sala de aula; e sim da escola! Bom demais!

Como estou de Licença médica, desses empregos, então decidi que posso começar a pensar em mudar e profissão! Porque é um objetivo que eu sempre tive!
E assim estou fazendo, estudando, lendo e me esforçando para retornar a uma universidade pública novamente!Porém hoje desanimei , desanimei muito, fiquei pensando o porquê mudar de profissão? Fiquei refletindo no que as pessoas poderiam pensar? Pensei como eu reagiria se eu realmente descobrisse que a minha vocação é essa? Enfim pensei em tudo que pode deixar uma pessoa muito desanimada! Então coincidência ou não! Quando cheguei na aula uma entusiasta entrou na sala de aula e leu o texto "Faxina na alma", Carlos Drummond de Andrade, eu já até o conhecia, mas achei impressionante o quanto foi motivador pra mim! Lembrando que estudo pertinho de casa,( nem 3 minutos a pé)e amo estudar! Saio com um boné, óculos, malha elástica no rosto e no corpo (sendo que nehuma roupa combina com a tal malha) e protetor solar da cabeça aos pés!E de quebra uma sombrinha! Tem algo mais desmotivador que isso?

Juro que neste momento estou sendo muito intuitiva e pela segunda vez na vida ( a primeira foi o casamento) tomando feliz com uma decisão ! Mesmo que o caminho seja incerto!Porém deixar de tentar como diz meu professor de geopolítica ; "Jamais!"

Encontrei esse vídeo com o texto!


8 comentários:

Reinaldo Sagica postou o comentário número:

Adorei! Quando eu te conheci, sempre soube que você sempre seguiria seus sonhos... Por isso eu te Amo... Por ser tão corajosa!

Any postou o comentário número:

Elaine
Não ligue para o q os outros vão pensar. A nossa vida é resultado das nossas decisões!
Há 8 anos eu abandonei uma universidade pública pra viver um amor que havia começado há apenas um mês. Eu sabia que era especial. Segui meu coração, e hj já sou casada há dois anos, e muito feliz!
Claro, fiz faculdade (particular, q paguei vendendo bombons!), pós graduação, e tenho um bom emprego. Deus faz as coisas de acordo com o que Ele planejou, e não devemos duvidar disso!
Não desanime nunca! Corra atrás da sua felicidade!
Bjs!

Crys Leite postou o comentário número:

Elaine, primeiro quero dizer que adorei o texto! Entrei em uma Universidade Pública aqui em São Paulo com 17 anos assim que sai do Ensino Médio, com essa idade eu não tinha maturidade suficiente para escolher uma profissão, mesmo não me identificando com o curso encarei 5 anos de graduação, muito mais pelos outros do que por mim mesma, pois as pessoas me diziam "tem gente que daria um braço para estar onde vc está" e eu achava então que o mínimo que eu devia fazer era continuar lá. Depois que sai da facu eu percebi o quanto seria difícil trabalhar com uma coisa que eu não gosto, aí bateu aquela dúvida cruel, o que eu quero realmente fazer?! Depois de um bom tempo pensando hoje eu sei o que me faz feliz e espero em breve retornar a faculdade para cursar algo que vai me fazer bem! Portanto siga seu coração, se vc sente que hora de mudar vai em frente! Beijos!

Coisas do Casal (Cynthia) postou o comentário número:

Elaine querida, não desanime nunca, mesmo te conhecendo pouco já percebi o quanto vc é poderosa e pode realizar tudo o que você quiser!!

Tenha fé e não fique pensando no que os outro vão pensar, siga o que sua cabeça e seu coração mandam!!

Beijos!!

Casadinha Mi postou o comentário número:

Oi!!

Amiga não desanima não!!

Amei o texto!!!, bjs Mi

Mayana e Okada postou o comentário número:

Amiga, como é bom fazer uma faxina... nesse final de semana abri uma gaveta e encontrei um álbum antigo e ri muito :) fiquei muito feliz em ver as nossas fotos antigas e ver o Reinaldo nelas também. Não fiz uma faxina na gaveta, mas achei o que procurava e achei muito mais que isso revi tempos maravilhosos e essenciais para o que vivemos hoje. Não tenha medo... acredite no que desejas.
Quero estar sempre com você.
Bjos

Flávia Shiroma postou o comentário número:

Que história de luta Elaine!
Parabéns por ser tão guerreira, determinada e enfrentar suas decisões com coragem!
Um beijo!

Karla postou o comentário número:

Amiga vc é guerreira e desistir NUNCA!!! Nem todas as mulheres faria nem a metade do que vc fez e o que vc passou. Vc realizou seu sonho que era casar, fez um lindo chá de panela e tem o mais importante que é a sua saúde pra lutar e vencer sempre!
Adoro vc e corra atrás dos seus sonhos amiga.

Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...