Os pais podem dar alegria e satisfação a um filho
Mas não há como lhe dar felicidade
Os pais podem aliviar sofrimentos enchendo-o de presentes,
Mas não há como lhe comprar felicidade.
Mas os pais podem aos filhos
Dar muito amor, carinho,respeito,
Ensinar tolerância, solidariedade e cidadania,
Exigir reciprocidade,disciplina e religiosidade,
Reforçar a ética e preservação da Terra.
Pois é de tudo isso que se compõe a auto-estima.
É sobre a auto-estima que repousa a alma,
E é nessa paz que reside a felicidade
Içami Tiba
Inteligência emocional
Inteligência emocional é um livro que todas as pessoas devem ler! Apesar da área administrativa e de negócios terem adotado esse termo; O livro retrata as relações humanas com base em pesquisa científicas, e tem muitos relatos com observação de crianças! O livro tem mais de 300 páginas uma linguagem técnica de psicologia aborda questões revelantes para uma saúde emocional; quem nunca viu uma criança ansiosa, tava lendo a respeito de depressão infantil. Assim que terminei de ler Inteligência Emocional pensei: Quando tiver um filho voltarei a lê-lo.
Pais brilhantes professores fascinantes
Livro de linguagem e vocabulário acessível que retrata que faz uma comparação como ser um pai brilhante que consegue educar os filhos através das emoções, demonstrando, atenção, valores e respeito!
Faz muito tempo que o li e ainda emprestei, mas lembro que ao lê-lo você logo reconhece as suas atitudes cheias de boas intenções mas que pouco surte efeito na educação dos filhos, o autor não nos dá receita, nenhum desses livro nos dá mas nos mostra caminhos e principalmente nos dá a diferença de sermos bons pais e de sermos pais brilhantes!
E vou indicar um livro da área pedagógica
A escrita infantil
Muitas vezes os pais só se interessam pelo aprendizado dos filhos quando os filhos estão na iminência de serem reprovados e são chamados na escola! A responsabilidade de ensinar é da escola porém a responsabilidade de aprender é do aluno e de acompanhar o aprendizado é dos pais!
Na educação infantil de 2 a 5 anos é o momento que o aluno começa a entrar em contato com escrita desde a garatuja até aos cinco quando começa a tentar colocar no papel frases criadas mentalmente!
Porém o processo de aquisição de escrita é complexo e segue uma lógica que é diferente do adulto!
Por isso resolvi indicar este livro uma vez que as vezes em letras misturadas pode ter um primeiro texto da criança, e acredito que essa fase passar de uma maneira natural a criança mais tarde conseguirá escrever muito melhor com textos consistentes.
4 comentários:
Olá Elaine!!
Conheci o seu blog através do Blog "Um pouco de mim" da Elaine Gaspareto, estive vendo o portifólio dela e qdo me deparei com o trabalho que ela fez para vc seu achei lindo e resolvi abrir o link do seu blog para conhecer.
A dica desses livros é super legal, eu já li há um tempão "Quem ama educa", acho até que vou ler de novo, pois tive outro filho e é sempre bom reler dicas de bons profissionais.
Adorei seu espaço, por isso te linkei e tb estou seguindo, se quiser retribuir a gentileza vou adorar!!
Beijo grande, Val.
http://lovedecorbyvalsaleme.blogspot.com
Excelente!!!
Sou muito fã fo Dr. Içami Tiba.
Quem Ama, Educa e Família de Alta Performance a gente lê e relê. Adoroooo.
Estou atualizando meu post com teu link.
beijooooo
oi elaine, td bem? Tenho um filho no 2º ano, tem 7 anos e desde o ano passado, lê e escreve de tudo. Porém a professora não ensinou letra cursiva, pois na opiniao dela, o importante não era "desenhar" a letra, mas o processo da alfabetização em si. concordei com ela, tenso em vista que ele lê muito, mas o que me preocupa é que no ano que vem, ele mudará de professora, e já me falaram que será exigido dele letra cursiva, ele lê a cursiva, mas nao escreve com ela...qual seria tua opinião? a escola pode exigir que tipo de letra o aluno tem que usar?
moniqueprado77@yahoo.com.br
Oi Elaine,
Quem Ama Educa eu já li várias vezes e é excelente.
Os outros eu conhecia mas ainda não li.
Adorei as dicas.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com
Postar um comentário