Esmalte & Educação

Hoje é dia dos professores! aqui no Pará os professores da rede pública de ensino estão em greve!
O vídeo da Professora Amanda Gurgel que correu pela internet descreve muito bem o que é ser professor de escola pública no Brasil.
Sou professora e não tenho vergonha nenhuma de dizer que amanhã irei fazer um dos meus primeiros testes para tentar mudar de profissão, não sou demagoga e nem hipócrita!
Também sempre lamentei que essa fosse a vocação do meu esposo, que escreveu um texto lindo aqui, que é uma pessoa muito inteligente, pra ser massa de manobra do sistema educacional brasileiro, que omite dados, oprime alunos e professores e ainda exclui os pobres!
Em pior situação são as os professores de escolas particulares que são oprimidos pela administração (que muitas vezes não entendem nada de educação: lembrando que neste caso educação é tratada como mercadoria) pelos pais que querem a aprovação dos filhos porque pagam pra isso, e dos alunos que muitas vezes não veem na educação como único meio de crescer socialmente, ainda mais quando temos jogadores de futebol que mal estudaram milionários, prostitutas virando celebridades, numa sociedade em que só temos liberdade para consumir!
Enfim o verdadeiro Professor educa para o conflito, para a utopia, para uma sociedade mais justa, para a importância de se lutar por melhores salários e principalmente pela emancipação dos pobres! Pela emancipação dos alunos que só estão na escola porque os pais ganham bolsa família e precisam da frequência escolar, senão estariam nos sinais de trânsitos pedindo dinheiro! Ser professor não é um profissão; ser professor é uma estilo de vida!
Porque estar em uma sala de aula todos os dias com uma missão que não pode ser substituída é para poucos!
Então é por isso que para blogagem coletiva esmalte&educação trouxe o mestre Paulo Freire, todo verdadeiro professor deve conhecê-lo !
Essa bibliografia ganhei no meu niver em 2010 e as primeiras palavras de Frederico Mayor (diretor geral da unesco) resume muito bem esse gênio da educação:

"Paulo Freire é, com sua longa e brilhante tragetória na arte de educar, uma figura lendária. Não há outra pedagogia que a pedagogia do amor. E da inquietude : a pedagogia que situa todos -homens e mulheres- na cornija do exercício de sua responsabilidade, de sua decisão sem ingerências externas, no fio exato das luzes e das sombras, entre o nevoeiro e o resplendor, aí onde a liberdade é essência, cume e razão de cada vida" (pg17)





















Esmaltes polaina fun Impala disco+Azul Crination Isabeli Fontana Risqué.



15 comentários:

Unknown postou o comentário número:

Olá!!!
A-do-rei o texto...sábias palavras e compartilho destes sentimentos, pois tbm sou professora de escola pública.
Quando puder, dê uma passadinha para conhecer meu espaço:

http://euameivctbmpode.blogspot.com

Beijinho!

Rogeria postou o comentário número:

1º: parabéns pelo seu dia,apesar de tão pouca coisa para comemorar...
Adorei seu texto,bastante esclarecedor já q vc está do outro lado,nós sabemos o que vemos...
Ontem mesmo minha sogra falava sobre isso, um médico estuda tanto,um professor tem q estudar todos os dias e um jogador de futebol q à vezes nem terminou o fundamental ganha milhões é triste,mas verdade!!!!

Grande bj e adorei seu post, gosto muito de Paulo Freire,apesar de ñ ser da área de educação ouvia muito falar dele nos meus tempos de 2º grau

Crys Leite postou o comentário número:

Infelizmente em pleno século XXI temos que nos deparar com isso. Li Paulo Freire na época da faculdade, grande homem. E o esmalte tbm está lindo.Beijão!

Luciana Aragão postou o comentário número:

Elaine, te vi no mosaico da Fer e me chamou a atenção o livro do ilustre Paulo Freire... MAs dpois que li teu post concordei contigo em todas as palavras desde o video da Amanda Gurgel que já assisti ( o máximo) a té sua vontade de sair da porffisão apra outra melhor ( apoio!!)e o que vc falou sobre as escolas particulares? 99.9% são assim... infelismente somos vistas como uma máquina sem sentimentos , que não podem adoecer,enfim, que não tem outra vida alem da escola...no momento estou em uma particular mais doida pra sair...
é colega...infelismente é isso.
Mas...eu ja usei esse esmlate da Risqué e é linnnndo!!
beijokas!

Chris Ferreira postou o comentário número:

OI Elaine,
Linda a sua homenagem citando o vídeo da professora Amanda Gurgel e o lendário Paulo Freire.
Parabéns pela escolha da cor e pelo post.
Essa blogagem coletiva está, mais uma vez, fantástica. Estou adorando participar.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Cantinho da Zazá postou o comentário número:

Grande combinação de cores! muita criatividade e para poucas! Assim como esta bela profissão da qual falamos hj e que precisa ser mais valorizada e respeitada. Ótimo post! Bjs e bom final de semana! Zaza

Patricia Cordeiro postou o comentário número:

Parabéns pelo post!!!
Concordo com você, sou professora e conheço muito bem essa realidade que é igual por todo o Brasil. #triste

Excelente final de semana!!!
bjos

AnaCristina postou o comentário número:

parabens pelo seu dia e boa sorte na nova empreitada! adorei a cor do esmalte, pois adoro azul!

http://anacristinap.blogspot.com/2011/10/blogagem-coletiva-de-esmaltes_14.html

bom final de semana, bjo bjo

Celena postou o comentário número:

Linda homenagem, falar de educação tem que falar de Paulo Freire...nossa essa cor ta belíssima, parabens pela escolha...bjs.

Beth Salvia postou o comentário número:

Elaine pensei duas vezes antes de comentar, mas como sou muito sincera não resisti, Se não gostar pode excluir.
Não sou hipócrita nem demagoga, eu realmente amoooooooooooo a minha profissão, teria orgulho se meu companheiro ou filhos fossem também fossem. Mantive meus filhos com meus salários e hj tenho o que necessito, Antes de ingressar na carreira fiz teste psicológico pra saber se realmente eu teria aptidão , porque sabia que a jornada iria ser difícil, transformar não é fácil e nunca será em lugar nenhum do mundo. Bjs e que vc tenha muito sucesso na sua proxima profissão. Bjs e por favor não interprete mau meu comentário mas saiba que ainda existem profs felizes.

Lola postou o comentário número:

Triste realidade da profissão não é mesmo Elaine? Que bom fosse os professores terem o valor que merecem!
Amei a cor!
Bjs

Unknown postou o comentário número:

Elaine, olha eu aquinovo...rs. Podemos trocar links?

http://euameivctbmpode.blogspot.com

Beijinhos!

Neli Rodrigues postou o comentário número:

Justíssimo o seu desabafo, vc falou tudo!
O esmalte ficou lindo, tb.
Bjs♥

DecorflorindoUnhas Adesivos postou o comentário número:

É bom ler um relato de uma pessoa que vive o dia a dia de um professor. Aqui no meu estado acabou uma greve agora e estão repondo nos sábados, mas ainda não receberam o que é justo, infelizmente. bjss e parabéns pelo seu dia!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...