livro da infância

Quando eu era adolescente, só porque eu lia alguns livro, via filmes cults e frequentava galerias; me achava a pessoa mais inteligente do mundo e não gostava das meninas da minha idade que eram fan da Carla Perez e iam para festa e show de axé. Simplesmente ficava perplexa de ver as menininhas dançando o tchan; e me sentia super inferior às minhas primas e outras conhecidas que tinham a admiração dos meninos e e até mesmo de seus pais e familiares porque dançavam a "dança da cordinha"etc ; eu nem mesmo se eu quisesse me entrosar não poderia; não iria conseguir! Mas porque eu lembrei de tudo isso? Ontem peguei meu livro de infância e lembrei que minha formação cultural não foi em casa , na frente da TV, vendo a Carla Perez dançar e tentando imitar ! A minha formação foi fora de casa ( Não! não fui menina de rua kkkkkkkkkkkkk) mas eu frequentava uma casa de cultura que tinha na rua da minha casa, simplesmente eu vivia lá desde os meus 7 anos de idade, lá eu lia cecília meirelles, lá eu fiz curso de pintura, lá eu fazia arte... e conhecia muitas pessoas ; outras crianças; lá eu descobri que não sabia dançar ! Mas fiz o papel principal de uma apresentação de dança; porque todas as meninas pegaram a roupa vermelha e só sobrou uma, que era azul, pra mim e o instrutor disse que a azul era a da dançarina destaque, todas queriam trocar, mas fui forte e não troquei! ahahahha Lá eu participei de uma educação progressista, sem discriminação, nem avaliação, lá me fiz culta! Aos 17 anos comecei a frequentar outro espaço, mais voltado para linguagem do que arte; e o primeiro curso que fiz lá foi sobre Linguagem Jornalística; foi justamente durante esse mini curso que fui entender tudo! Lá entendi que na verdade eu Não era inteligente era apenas uma pessoa crítica e seletiva, não engolia as verdades goela abaixo e nem me deixava encantar com uma rima dançante e outras coisinhas mais! Esses lugares que frenquentei sem pagar nada não me deixaram ser "mais uma" a ser levada pelo ciclo do conformismo e da alienação, tais espaços não funcionam como antes,mudou-se governo, cortaram verbas, não é mais colorido e encantador como antes porque educação é uma coisa que não tem retorno imediato, criança que não vê tv não é seduzido pelas propagandas, a educação infantil custa caro e precisa de pessoas qualificadas para saber que uma história pode passar muitos valores a uma criança ! E que as boas experiências de uma educação infantil substitui todos os brinquedos e bonecas caras! Porque criança quer cantar, pular, imaginar, falar e essas coisas não custam nada, mas requer dedicação e competência! Como professora de educação infantil, eu fiz um projeto com o mesmo livro que me encantei na infância chamado " Ou isto ou aquilo" e aí que ouvi críticas das minhas colegas de trabalho, dizendo que era demais para as crianças! Impossible! è perfeito para crianças , basta entender de educação infantil! Infelizmente não pude vivênciá-lo! Mas sei que foi bem executado!

7 comentários:

none postou o comentário número:

Engraçado...esta sua colocação me lembrou algo que esqueci...a tempos....
Quando estava no colegial,era uma menina bonita,mas muitissimo timida e retraida,nunca gostei de aparecer,então ia para a bilioteca todos os dias na hora do recreio...adorava...rsrsrsrs.Devo ter lido toda ela...nunca gostei de perder tempo e neurônios...rrsrsrs.
Adorei o esmalte,Graças a Deus achou a bolsa...linda de morrer.
Beijinhos
Deusa
vasinhos coloridos

Anônimo postou o comentário número:

Elaine querida, de acordo com o código de rastreio, a sua Pepa te espera na agência. Eles não entregam em casa ?? como assim ?rsrsrs

Bjus 1000 e espero que goste, ah, não li o post ainda, vou voltar mais tarde prá comentar viu ?

Bjus 1000 de novo !!

Pepa

Amanda Lourinho Braga postou o comentário número:

Olá Elaine, ando meio sumida, não estranhe não viu, rsrsrs. Poxa vc falando sobre seu livro de infância e sobre sua infância, lembrei da minha também. Como é bom lembrar, eu gosto, amo, adoro dançar desde pequena, dançava muito é o tchan, mas nunca gostei da tal Carla Perez. Mas também era td em casa. Sempre fui estudiosa e até hoje sou eclética, nem demais nem de menos, na medida certa. Mas acho que o caminho que você trilhou fez de você uma adulta melhor e com mais possibilidades, com certeza. Beijos.

Anne postou o comentário número:

Oi linda! Nossa, tbm parei e lembrei aqui da minha infância, como foi boa!!! Brincando com amigas na rua de elástico, pique esconde, bole-bole! Tbm adorava dançar, participava de peças de teatro que a gente organizava, rsrs

Mandei o convite, depois confira se recebeu, tá? E olha, eu adoro a ideia do Encontro das Blogueiras! A Amanda (coment acima) é uma linda, já a conheço, podemos marcar com ela tbm!

Beijos, beijos!

Deidy postou o comentário número:

Elaine, obrigada pela visita no meu cantinho. Adorei teu blog!!! Muito mesmo!!! Tanto, que passei a manhã inteira lendo os arquivos. rsrs
Como vc disse em um dos posts, a gente se sente logo íntimo, né? Fiquei feliz em ver que temos muitas coisas em comum, gostos parecidos e opiniões compatíveis.
Sei que ainda te devo aquele telefonema. rsrsrs
Bjão.

Lu Barreto postou o comentário número:

Obrigada pela visita, adorei!
E seu post então, nem se fala, li com o maior prazer. Coisa tão boa de ler.
Volte ao meu cantinho sempre que quiser.
Super beijo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...